Com as baixas temperatura dos Inverno, passo a ter alguns cuidados específicos comigo para não adoecer e nem entrar em crise miastênica.
Essa estação, para mim, era a pior de lidar em minha infância e juventude. Depois de adulta e com esses cuidados que tomo, fico bem. Agora, são as altas temperaturas que me fazem mais mal.
Compartilharei meus cuidados, a seguir, com a intenção de possivelmente te ajudar a lidar com as baixas temperaturas sem que a miastenia te afete.
Agasalho-me
- Procuro não passar frio, de jeito algum, pois para nos aquecer-mos contraímos os músculos e isso causa fadiga e, posteriormente, dores musculares.
- Uso roupas quentes, porém leves, pois peças pesadas dificultam a locomoção e acabam gerando uma fraqueza precoce.
- Uma ótima opção para aquecer e não limitar são blusas do tipo segunda pele, por serem quentes e leves. Meia calça grossa também é ótimo.
Evito Locais Aglomerados
- Se possível, evito locais aglomerados e fechados, pois, doenças respiratórias são mais comuns nessa época e lugares pouco ventilados favorecem a contaminação.
- Procuro ficar distante de pessoas visivelmente resfriadas.
- Tenho sempre um álcool gel na bolsa e me policio para não levar a mão ao rosto (boca, nariz e olhos).
Evito me Expor à Ventos Gelados
- Evito ficar ao ar livre quando está muito frio, pois tenho rinite. Quando minha crise de rinite fica intensa, vira sinusite, que por vezes desencadeia a crise miastênica.
É isso! O Inverno me assustava um pouco, pois sempre ficava doente e a crise da miastenia era desencadeada. Com meu quadro atual e esses cuidados fico bem. Espero que você fique bem também e que meus cuidados te ajude.
Força para todos e atenção ao Inverno.
O inverno é qual verão se há calor no coração.
ResponderExcluirGK
Eu tenho miastenia, desde os 5 anos, aos 14 anos abandonei o tratamento, hj tenho 35, ptose no olho esquerdo e vejo nunca me permiti conhecer como meu corpo responde às estações. Você poderia me dizer com qual médico você faz acompanhamento?
ResponderExcluirOlá Ellen, me desculpe a demora em responder. Eu tive um problema aqui no blog e minhas respostas não eram publicadas. Tentei contato com você por e-mail, espero que tenha recebido.
ExcluirEu trato com o neurologista Acary Souza Bulle Oliveira, aqui em São Paulo, consultório particular. Se quiser o contato, me manda um e-mail shelybianchi@gmail.com que te passo.
Abraço