Pular para o conteúdo principal

Destaques

Pilão Inova e Lança Café Solúvel Saboroso Como o Coado

Pilão, marca do café forte do Brasil e líder do setor no país, lança o novo Pilão Solúvel que une a praticidade do solúvel com blend, sabor e aroma semelhantes ao café coado. A inovação tem como objetivo aumentar o número de consumidores na categoria com o perfil sensorial do café coado, o mais consumido pelos brasileiros (66%), de acordo com dados da Organização Internacional do Café (OIC).  Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Café Solúvel (ABICS), a categoria cresceu 19% nos primeiros quatro meses deste ano tanto no consumo interno quanto nas exportações. Entre janeiro e abril, ao todo, foram 298 mil sacas de 60kg ante 251 mil sacas no mesmo período do ano passado.  
“A categoria de cafés solúveis vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o mundo, inclusive no Brasil em função da oferta de bons produtos que agregam a facilidade no preparo no dia a dia. Pilão Solúvel traz o DNA da marca, com as características do café encorpado que todo o brasileiro conhece”,…

Dicas Sobre Preparo de Café

No último sábado, ganhei um sorteio no Instagram da loja Joponique (um lugar muito charmoso na Vila Madalena), o qual me dava a oportunidade de assistir um workshop de métodos de preparo de café, ministrado pelo barista e torefador Leonardo Jun, produtor do Kento Café.

Foi uma experiência incrível, na qual aprendi bastante e irei compartilhar algumas dicas aqui com vocês. Mas, antes, vou contar um pouco sobre a Kento Café. Eles fornecem café 100% arábica, de sua produção própria e de fazendas parceiras, além de blends de cafés especiais, cafés crus para torra caseira, cafés de microlotes, locação de maquinas e moinhos profissionais e, também, prestam consultórias e treinamentos para desde simples amantes do café, como eu, até grandes empresas do mercado cafeeiro.

Leonardo Jun
Foto tirada pela minha amiga de colégio (sim, eu sou antiga) Thaís, que não via há 13 anos. Sigam o Insta dela (@thais_mmd) para outros cliques maravilhosos!

Vamos às dicas e curiosidades:

- O café Conilon tem o dobro de cafeína em relação ao Arábica.
- A cafeína é uma defesa natural do café contra pragas. Sendo assim a produção do Conilon é maior em relação ao Arábica, visto que ele tem mais proteção.
- Para receber a chancela de café gourmet, o primeiro quesito é ser 100% arábica.
- O filtro de pano, em casa, tem validade de 3 meses.
- A Hario é uma industria japonesa com excelência em vidros. Inicialmente, ela produzia somente utensílios para laboratórios, mas como o dono é um coffee lover, resolveu produzir itens para o preparo do café. Isso deu tão certo que hoje o coador Hario V60 é o mais usado no mundo.


- A Aeropress foi criada pela empresa Aerobie, do engenheiro Alan Adier, que foi o inventor do frisbee e também é um coffee lover.


- A temperatura ideal para coar um café é de 94°C. Para atingir essa temperatura, se você não tem termômetro e mora aqui em São Paulo (capital), basta ferver um litro de água e, assim que iniciar a fervura, desligue o calor e espero entre um minuto e meio ou dois. A temperatura irá baixar para os 94°C ideais.
- Por fim, uma frase do Leonardo Jun, que me chamou muita a atenção, pois o café espresso é meu preferido: "O espresso é o rei das extrações"!

Espero que tenham gostado e bom café para todos!


Comentários

Postagens mais visitadas