Esta semana recebi o seguinte comentário, aqui no blog:
"Shely, não vi nenhum post seu falando sobre o efeito estético
dos remédios e se você tomou alguma medicação alternativa pra não afetar tanto
nessa questão... você pode falar um pouco sobre?"
Até então, não tinha falado muito sobre isso (a não ser
aqui,), pois não tomo corticoide - um dos medicamentos usados para tratar Miastenia Autoimune, que não é o meu caso. Sei eu este remédio tem como efeito o aumento de apetite e inchaço por retenção de líquidos. Diante disso o ganho de peso é comum. E como vejo nos grupos de Miastenia do Facebook, é a principal causa de reclamação estética.
Quanto a esta questão, não sei o que sugerir pois não passo por isso. Mas, posso dizer para pensar que: "melhor inchada, do que cansada". E, bora ser feliz.
|
O Nascimento de Vênus - Obra de Sandro Boticelli
A Vênus é a Deusa da Beleza e do Amor |
Já, outra questão estética por conta da Miastenia, e desta vez comum a mim, é a ptose palpebral e sorriso caído. Isso tenho sempre que estou cansada e não tenho remédio ou tratamento alternativo que melhore. O jeito então é evitar que isso venha a acontecer. Por exemplo: quando vou à uma festa, sei que farei fotos e não gosto muito que essa característica fique registrada, então descanso bem antes dela, até mesmo no dia anterior. Assim parecerei bem!
Mais uma evidência da Miastenia sobre meu corpo é minha coluna completamente torta. Tenho escoliose, lordose e rotação de quadril, pois durante o estirão meus músculos não tiveram força para mantê-la no lugar, e não gosto que isso fique evidente. Para disfarçar não uso blusas ou vestidos justos. Opto sempre por batas, vestidos evasê, camisetas quadradas e tudo larguinho na parte superior do corpo. Dá um certo trabalho achar roupas que não marque meu corpo, mas ultimamente com o moda genderless (sem gênero) e oversized (grande demais), facilitou um pouco.
Se gostou e quiser saber um pouco mais sobre como me visto, por conta da Miastenia, confira os dois posts a seguir:
Adorei o post, você tem miastenia congenita né? :)
ResponderExcluirFico muito feliz em saber q gostou!
ExcluirSim, congênita. Comecei a ter os primeiros sintomas com 3 aninhos.
Qual a sua forma?