Pular para o conteúdo principal

Galeria de Joias Patricia Centurion Propõe Experiência de Upcycling


Batizado de “Transformação”, o evento inverte a lógica dos lançamentos tradicionais e convida os clientes a praticarem a reciclagem e o reuso, para criarem as suas próprias joias.



A joalheira e designer Patricia Centurion acredita na força da reinvenção através da criatividade e dos conceitos de reciclagem, reuso e para envolver os clientes nessa crença, ela propõe uma nova forma de lançamento de coleção: onde os clientes são coautores de suas joias. 


Nos dias 6 e 7 de maio, a equipe da designer, junto a artistas como o ourives Lucas Shirts, realizou a experiência “Transformação”. Durante estes dias, a galeria se transformou em uma oficina de ourivesaria, com todo o seu acervo exposto e à disposição dos clientes. A ideia é que eles mesmos colocassem a mão na massa (com auxílio dos ourives e designers presentes) e criassem peças novas e exclusivas a partir de pedras preciosas, metais, pérolas e entremeios variados do acervo do Atelier. Alguns desses materiais fizeram parte de coleções passadas de Patricia. Outros, nunca foram usados.


Para completar esse autêntico processo de upcycling – que, ao contrário da reciclagem, não gera lixo, nem utiliza fontes de energia – Patricia convidou os clientes a também olharem para os seus acervos pessoais. Sendo assim, cada um pode trazer de casa suas joias antigas – inteiras ou não - que desejem reutilizar, refazer.


“Ao contrário do que prega o mercado de moda, que sempre estimula a busca do novo, eu gosto de olhar para o passado e descobrir o valor no que já temos”, explica Patricia. E o upcycling, nesse universo da joalheria, permite não apenas a resignificação de materiais que estavam sem função, mas a criação de joias com preço mais acessível, ao final do processo.



“Quando percebemos que um momento complexo na economia, na área social e na política, estava se instalando, começamos a pensar em como nos adaptar. São períodos assim que nos dão a oportunidade da reinvenção e do reuso daquilo que estava encostado, mas que tem história e afeto. Afinal, joias marcam momentos especiais e envolvem amor e memória”, diz Patricia, que acredita na continuidade da vida útil das coisas através da “Transformação” das mesmas em “novas”. Isso vale, sobretudo, para metais e gemas preciosos. “O planeta não aguenta mais ser tão explorado.”


Alguns convidados para o evento foram a Sexóloga do programa Altas Horas, Laura Muller, o apresentador do SBT Arlindo Grund e até a mini chef Valentina Schulz mostrou que é hábil também fora da cozinha!

LAURA MULLER E PATRICIA CENTURION   

LUCAS SHIRTS E ARLINDO GRUND    

 VALENTINA SCHULZ    

O processo de upcycling continuará durante todo o ano! É só entrar em contato com o atelier e marcar seu horário. Saiba mais aqui.


Comentários



Instagram