No último sábado, ganhei um sorteio no Instagram da loja
Joponique (um lugar muito charmoso na Vila Madalena), o qual me dava a oportunidade de assistir um workshop de métodos de preparo de café, ministrado pelo barista e torefador Leonardo Jun, produtor do
Kento Café.
Foi uma experiência incrível, na qual aprendi bastante e irei compartilhar algumas dicas aqui com vocês. Mas, antes, vou contar um pouco sobre a Kento Café. Eles fornecem café 100% arábica, de sua produção própria e de fazendas parceiras, além de blends de cafés especiais, cafés crus para torra caseira, cafés de microlotes, locação de maquinas e moinhos profissionais e, também, prestam consultórias e treinamentos para desde simples amantes do café, como eu, até grandes empresas do mercado cafeeiro.
|
Leonardo Jun Foto tirada pela minha amiga de colégio (sim, eu sou antiga) Thaís, que não via há 13 anos. Sigam o Insta dela (@thais_mmd) para outros cliques maravilhosos! |
Vamos às dicas e curiosidades:
- O café Conilon tem o dobro de cafeína em relação ao Arábica.
- A cafeína é uma defesa natural do café contra pragas. Sendo assim a produção do Conilon é maior em relação ao Arábica, visto que ele tem mais proteção.
- Para receber a chancela de café gourmet, o primeiro quesito é ser 100% arábica.
- O filtro de pano, em casa, tem validade de 3 meses.
- A Hario é uma industria japonesa com excelência em vidros. Inicialmente, ela produzia somente utensílios para laboratórios, mas como o dono é um
coffee lover, resolveu produzir itens para o preparo do café. Isso deu tão certo que hoje o coador Hario V60 é o mais usado no mundo.
- A Aeropress foi criada pela empresa Aerobie, do engenheiro Alan Adier, que foi o inventor do frisbee e também é um
coffee lover.
- A temperatura ideal para coar um café é de 94°C. Para atingir essa temperatura, se você não tem termômetro e mora aqui em São Paulo (capital), basta ferver um litro de água e, assim que iniciar a fervura, desligue o calor e espero entre um minuto e meio ou dois. A temperatura irá baixar para os 94°C ideais.
- Por fim, uma frase do Leonardo Jun, que me chamou muita a atenção, pois o café espresso é meu preferido: "O espresso é o rei das extrações"!
Espero que tenham gostado e bom café para todos!
Comentários
Postar um comentário