Cada vez mais as pessoas buscam vender produtos pela
internet, principalmente em épocas de crise. Se você pensa em abrir um e-commerce, confira as dicas do Fábio Ricotta, especialista em estratégias de vendas na internet, para ter sucesso em um negócio online. Confira:
1-Um bom nome para a loja é essencial
O primeiro passo para ter uma loja online é criar um nome e
domínio que seja criativo, fácil e claro. “Quanto mais facilmente a pessoa
digita o nome da loja, e quanto mais óbvio o nome dela seja em relação ao que
ela vende, melhor serão os resultados”, explica. Desta forma, o especialista
alerta para nomes confusos ou em inglês, por exemplo. “Se o nome já existe e
não tem como mudar, é possível criar um domínio que deixe mais claro o que se
vende, ou desenvolver estratégias para que o site seja encontrado mais
facilmente nas buscas”, explica Ricotta.
2-É preciso anunciar
Independentemente do faturamento do negócio, Ricotta sugere
que é necessário anunciar para alcançar mais público. “Embora o Google,
Facebook e outras plataformas permitam maior controle dos gastos em anúncios, é
uma ilusão pensar que as vendas vão ocorrer de forma totalmente orgânica”,
explica. Quando questionado sobre a quantia que deve ser investida, o
especialista diz que não existe uma regra. “Geralmente, as empresas devem
investir de 15% a 30% do faturamento em marketing digital, ou seja, estratégias
de SEO (processo para destacar um site em páginas de busca como o Google), anúncios, blog com conteúdo interessante ao público-alvo, entre
outros”, explica.
3-O ambiente online precisa ser agradável
Em uma loja do shopping, a tendência é comprar mais quando o
ambiente é bom e o atendimento é eficiente. No ambiente online acontece a mesma
coisa, conforme explica Ricotta. “Além de investir em SEO, com as
palavras-chave relacionadas ao seu produto, é preciso que o site tenha um
visual agradável e fácil de navegar”, explica. Segundo o especialista, poucas
pessoas têm paciência para esperar por sites lentos ou procurar funcionalidades
escondidas. “Um bom e-commerce precisa dar preferência para a experiência do
usuário”, explica.
4-Configure o monitoramento de e-commerce no Google
Analytics
O especialista destaca que é possível configurar a
ferramenta Google Analytics para monitorar dados importantes do e-commerce. “É
crucial que seja possível analisar os números das compras realizadas,
transações e receitas”, explica. Existe uma maneira de inserir um código na
página final do processo de compra, que deve ser colocado depois na seção de “E-commerce”
disponível na ferramenta do Google. “Com uma configuração assim, que deve ser
feita após estudar a ferramenta, ou por profissionais capacitados, vai ser
possível mensurar o número de compras, analisar os produtos mais vendidos e as
palavras-chave de entrada para cada produto vendido, além de outros dados que
vão ajudar no planejamento dos próximos produtos e no conteúdo da loja”, ensina
Ricotta.
5-Cuidado com a concorrência
Por fim, o empresário conta que é preciso prestar muita
atenção na concorrência. Ricotta ensina que, além de sites que vendem os mesmos
produtos, também é possível que haja um site oficial da marca. “Isso depende
muito do tipo de produto do e-commerce, mas um vendedor de perfumes importados
pode não conseguir vender online porque é possível comprar por meio da loja
oficial, mesmo que ela seja internacional”, exemplifica. Portanto, quanto mais
único for o produto, melhor será para a loja. “Se isso não for possível, será
preciso ter um investimento em anúncios e SEO, por exemplo, para que a sua loja
se diferencie de qualquer outro e-commerce que venda a mesma coisa. Focar em um
público-alvo diferente é uma ótima opção”, sugere.
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