Em 2015, o PIB do Brasil caiu 3,8%, enquanto o mercado
digital foi na contramão da crise e cresceu cerca de 15%. A previsão dos
economistas para o país em 2016 continua pendendo para a recessão, enquanto o
mercado digital deve crescer ainda mais. Para ajudar os empreendedores do mercado digital driblar a crise e continuar crescendo o empresário especialista neste mercado, Diego Carmona, lista cinco dicas e ressalta que: "O domínio cada vez maior das ferramentas e o
empenho dos empreendedores na área são características fundamentais para um cenário positivo". Confira as dicas a seguir:
1- Pesquise profundamente sobre os consumidores
Carmona explica que o mercado digital permite que os
empreendedores conheçam muito bem quem os acompanha nas redes sociais. “O
empreendedor digital conhece mais do seu consumidor porque as ferramentas
online permitem saber o que o público gosta e como ele se comporta” e lembra que isso também é possível de se fazer com
clientes ‘offline’. “Entre em contato com seus clientes, pesquise o que eles gostam e
quais dores deles sua empresa pode sanar, ou quais objeções você pode evitar
que tenham”.
2- Estruture bem seu site
Todo mundo tem um site, mas não basta apenas disponibilizar
os produtos e serviços em uma página simples. Carmona explica que é preciso
investir na estrutura do site e deixá-lo mais bem posicionado em SEO (processo para destacar um site em páginas de busca como o Google). “As
pessoas vão procurar seu serviço ou produto no Google, então é melhor garantir
que seu site vá ser encontrado antes do concorrente”, alerta. Ele também
adverte que o site não deve ser lento, ou com grande quantidade de anúncios e
letras pequenas. “Seja uma loja online ou apenas o site da empresa, é preciso
impedir que o cliente abandone o site antes de conseguir o que quer”.
“Apresente os produtos e serviços de forma clara e objetiva, sempre prezando
por qualidade”.
3- Mantenha contato com os potenciais clientes
No mercado digital, o grande segredo para aumentar as vendas
é captar e manter leads, que são os contatos em uma lista de e-mails. “Através
de e-mails enviados com conteúdo de qualidade e do trabalho nas redes sociais,
é possível reter novos clientes, fidelizar os antigos, aumentar a conversão de vendas
e fortalecer a comunicação entre empresa e cliente”, elenca o empresário, que
destaca os baixos custos de manter contato via e-mail em comparação com outras
formas de propagação. O conceito de fazer uma lista de contatos e divulgar
materiais informativos funciona para qualquer área e segmento.
4- Esteja pronto para mudar
Carmona lembra que o mercado digital está em constante
transformação. “As coisas acontecem muito rapidamente no ambiente online, e
todo empreendedor precisa estar preparado para seguir novos rumos, usar novas
redes sociais ou buscar novos nichos”. Em maior ou menor grau, todo
empreendedor precisa se adaptar às mudanças e adequar seu produto ou serviço
para a nova realidade. “Este é um dos maiores ensinamentos do mercado digital:
não dá pra ficar parado no tempo”, conclui.
5- Faça a diferença para o seu público
O empresário destaca que, tanto nas redes sociais quanto na
comunicação com a base de contatos, os leads, o empreendedor digital precisa
oferecer conteúdo que faça a diferença na vida das pessoas. “Esta é a melhor
forma de criar um relacionamento com os clientes reais ou potenciais, para que
ele sinta a relevância da sua marca”, destaca. Assim, é preciso
criar uma identidade própria através da personalização dos canais de
comunicação e interação com o público. “Não dá pra querer vender algo a quem
mal conhece a marca ou não enxerga valor nela. Ninguém pede outra pessoa em
casamento antes de um longo namoro”, compara. “Se todas as empresas tomassem
estas atitudes, sofreriam muito menos com a crise”.
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