Segundo dia da Conferência ABEST de Conteúdo Criativo. As palestras de hoje foram:
Fashion Law, avanços e desafios para os negócios de moda. Por Dr. André Mendes Espirito Santo, coordenador da área de Fashion Law do escritório L.O.Baptista SVFMA. Apresentou a importância do "Direito da Moda", para orientações e resolução de problemas com leis trabalhistas, importação, exportação, marca, patente, direitos autorais, direito do consumidor, correta etiquetagem, licenciamento, financiamento, contrafação, sustentabilidade, etc. A questão mais delicada desse meio é até onde vai a inspiração e começa a cópia? Como exemplo para defesa de produto citou a Osklen, que registra com detalhes todo processo de criação e desenvolvimento das peças hits da marca, para que não haja futuras cópias.
Estratégia de vídeo on-line para varejistas de moda: Como engajar e vender mais com a ajuda do YouTube. Por Claudia Sciama, diretora de negócios para o varejo no Google. Segundo ela a Moda é quem melhor usa as ferramentas tecnológicas, hoje disponíveis, para propagar e divulgar marca e produtos. Em defesa do uso de vídeos para devido fim apresentou os seguintes dados, 100% das pessoas que acessam a internet tem televisão, 63% faz uso simultâneo de internet e televisão, 30% faz uso de 3 telas simultâneas e 85% dos internautas acessa o YouTube. Apresentou o canal de moda deles, de patrocínio exclusivo da C&A, confiram
aqui. E por fim deu 5 dicas de ouro, para ter um bom retorno com vídeos postados, são elas: Cative nos primeiros 5 seg.; Teste a eficiência do vídeo; Incentive inscrições no canal; Sofistique estratégias de remarketing; Venda através do vídeo.
O desafio da concorrência internacional no varejo de moda brasileiro. Por Roberta Damasceno, fundadora da loja multimarcas Donna Coisa. Apresentou com muita paixão sua loja, que trabalha com mercado de luxo e 90% dos produto que vendem são nacionais. Em defesa do consumo de produtos brasileiros, enalteceu a qualidade dos mesmos, comentou sobre taxas e impostos que são grandiosos e defendeu nosso design. A
Donna Coisa está localizada no Jardim Botânico, RJ, de acordo com apresentação penso que é uma loja como a
Cartel 011 aqui em São Paulo.
A importância do treinamento e da retenção de talentos no varejo. Por Cristina Parente, Martha Lebeis e Roberta Tilkian, sócias da Preview Varejo. Recrutam e ensinam pessoas a trabalhar no varejo, defendem que o pilar da marca tem como base o produto e como alicerces o visual merchandising e o atendimento. Esse último tem que ser revisto e reestruturado, até pela grande concorrência dos e-commerces, que hoje vendem tanto quanto as lojas físicas. Para melhora de equipes elas se apoiam em conselhos de Richard Branson, são eles: Contrate pessoas boas; Tenha consiência de que os seeus funcionários são parte do negócio; Sempre destaque o melhor nas pessoas. Saiba elogias e critique assertivamente. Não se leve muito a sério a ponte de ser intransigente; Ouça mais do que fala; Não complique o que é simples; Orgulhe-se do que faz e demonstre isso; E, mantenha-se motivado.
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