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Destaques

SALVATORE FERRAGAMO: Campanha Primavera-Verão 2021

Suspense, intriga e belas estrelas na campanha primavera-verão 2021 da Salvatore Ferragamo - “Director’s Cut”. Cortada diretamente pelo diretor indicado ao Oscar Luca Guadagnino da atmosfera do filme para a coleção, a campanha de Salvatore Ferragamo para a primavera-verão 2021 é uma obra-prima de refinamento do suspense. O portfólio de fotos e um curta, com curadoria de Guadagnino ao lado do diretor criativo Salvatore Ferragamo, Paul Andrew, se baseia no filme inspirado em Alfred Hitchcock, ambientado em Milão, que foi exibido antes do desfile de moda em setembro de 2020. Concebida como uma homenagem a Hollywood – o local do primeiro sucesso de nosso fundador – e a Milão – o local da expressão da moda de Salvatore Ferragamo no século 21 – a campanha combina nossa herança de artesanato artístico e inovação técnica. O elenco de Guadagnino é composto por Mariacarla Boscono, Maggie Cheng, Jonas Glöer, Samer Rahma e Anok Yai. A alquimia do olho do diretor os reúne em uma série de mise-en-sc

A interdisciplinariedade na moda

A moda é um aréa do saber transdisciplinar e multidisciplinar, escrevi um pouco a respeito disso no meu TCC e publico agora pra vocês:

1.      Design de Moda, Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade

Após anos de pesquisas e desenvolvimento da sociedade, o ser humano observou que, se analisar uma questão sob vários pontos de vista e a partir de diferentes áreas (antes ditas distintas e hoje complementares), pode-se gerar uma “resposta” de maneira mais objetiva, precisa e adequada. Esses conhecimentos diversos, unidos em função de um objetivo comum, caracterizam-se por transdisciplinaridade e interdisciplinaridade, e visam à unidade do conhecimento, ou ao diálogo entre os saberes. A diferença entre os dois conceitos é que, na interdisciplinaridade, estabelece-se uma relação comum entre uma ou mais matérias ou áreas do conhecimento, já na transdisciplinaridade, há uma união de saberes de distintas disciplinas que, sozinhas, não explicariam o objeto de estudo em questão.
É principalmente no Design que observamos a eficácia dessa forma de criação, pois ele demanda conhecimentos teóricos em distintas áreas do saber, e isso possibilita ao designer preestabelecer problemáticas a serem minimizadas - ou mesmo solucionadas - por meio de sua criação, que dessa maneira passa a ter melhor desempenho e eficácia. “O design, através de sua práxis, seria o elo conciliador ou interventor entre especialistas de diversas áreas” (BONFIM, 1997, p. 30).
A criação de objetos passou por várias fases até chegar ao que conhecemos hoje por “design”. No princípio, eram os artesãos, criando um a um e de maneira única; então se desenvolveu a produção industrializada, na qual um objeto, antes de ficar pronto, passava pelas mãos de mais de uma pessoa. Isso fez com que a produção ganhasse ritmo, fragmentando, assim, a confecção da peça. Com o passar dos anos, temos o início da Revolução Industrial e a produção em série, fazendo com que os objetos perdessem sua identidade. Por fim, chegamos aos dias atuais em que o designer apropria-se de conhecimentos externos para a criação de um produto, podendo, este, ser único ou produzido em série, de forma a proporcionar soluções estéticas e práticas adequadas a pessoas, ambientes, cidades etc.
Ao fazer moda, utilizamo-nos de conhecimentos de disciplinas diversas e complementares para criarmos roupas, acessórios e tendências. Posso citar como exemplo o trabalho interdisciplinar no qual, junto com o curso de Design de Games, criamos um produto que não foi nem um jogo (mais habitual para eles), nem um desfile (mais usual para nós). Desenvolvemos um vídeo com a construção de quatro peças em moulage, e o espectador poderia escolher - entre quatro possibilidades diferentes - o que o filme poderia ter. Como tema tínhamos a Paixão.
No presente trabalho, pode-se observar a interdisciplinaridade nos muitos saberes que irei percorrer para criar a coleção. São eles moda, medícina e psicologia.

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